terça-feira, 24 de agosto de 2010

O problema é a cartase...

Sabe quando a mente está tão agitada que você acaba não pensando em nada direito?


Pois é, estou com tantas idéias, projetos, deveres, obrigações que não consigo pensar em uma só atividade até o final. Enquanto me direciono a algum problema que tenho que resolver a mente começa a disparar pensamentos e fatos de outra situação eminente ou algum assunto já resolvido mas que ainda gera certa dúvida.

Estava certo de que existe um princípio espiritual para tal situação e resolvi estudar sobre o assunto.

Mas antes de começar a buscar opiniões ou estudos pela internet, me dei conta de que, se me preocupo demais com as coisas desse mundo, acabo me tornando deste mundo novamente, quando deveríamos entender que não somos daqui e os assuntos deste mundo não nos interessam mais, ou não deveriam interessar.

Cristo nos ensina a entender a simplicidade desta passagem pelo mundo, mas no decorrer da nossa vida terrena nos esquecemos destes princípios.

Durante o dia agitado fui me policiando em lembrar de alguns versos de Cristo para me fortalecer, e logo fui constatando a eficácia dessa simples atitude.

Logo de manhã olhando para o céu durante a curta caminhada que faço até o ponto de ônibus, nem havia clareado o dia e eu já estava fazendo contas e mais contas em minha mente, pensando em como iria conduzir minhas finanças este mês para não atrasar nenhum pagamento. Em uma rara pausa contemplativa, me chamou atenção o canto de alguns pássaros que estavam pousados nos fios da rede elétrica. Automaticamente me lembrei da passagem em que Cristo nos aconselha a observar os pássaros que não plantam nem colhem, porém não lhe falta o alimento.

Simples, mas me fez refletir e pensei: “Quando chegar a hora de pagar essas contas me preocupo com isso. Sofrer por antecedência é burrice acima de tudo.”

Logo me veio outro verso na mente: “Basta cada dia o seu mau”.

Então comecei a pensar em situações parecidas em que a palavra de Deus passa desapercebida.

Como no serviço onde frequentemente me sinto cobrado por responsabilidades em que a demanda ultrapassa a minha disponibilidade e me vem a mente um sentimento de injustiça. Porém o que me veio a mente para derrubar este sentimento por terra e ficar em paz é que “nossa luta não é contra a carne ou sangue, ou seja, meu encarregado, mas sim contra o mundo espiritual”. Em outras palavras, nossas atividades do dia a dia tiram de foco a verdadeira batalha travada diariamente contra o inimigo, alterando nossos ânimos e fazendo de nós frágeis marionetes do sistema deste mundo, que é exatamente o que nosso inimigo quer: Foco no mundo; Falta de confiança em Deus.

O que estava acontecendo comigo é que eu estava sucumbindo ao sistema de domínio que o mundo exerce sobre todos nós. Estava cedendo a catarse que nos deixa indiferentes ao plano maligno que rouba toda nossa paz e nosso tempo.

Bem... catarse....
Segue definição: Catarse é o experimentar da liberdade em relação a alguma situação opressora, tanto as psicológicas quanto as quotidianas, através de uma resolução que se apresente de forma eficaz o suficiente para que tal ocorra. Um escape sem motivo ou profundidade que serve apenas como desvio da percepção central do conflito.

Imagine que o inimigo te oferece problemas para que você não veja “o problema” real, porque você, na realidade não precisaria se inquietar com tais problemas mundanos já que, como Cristão, você já entregou sua vida nas mão de Deus não é mesmo? Ou não?

Você não precisa destes problemas!!!!!
Mera distração...

Seu problema é bem maior. É bem mais relevante.
Seu problema é a guerra pela sua eternidade!!!

Você está ganhando ou está perdendo?

Na realidade, se vencemos o mundo (não deixando ele te dominar), somos mais que vencedores!
Por isso essa tentativa do inimigo de fazer você viver em um problema sem fim.
Se você vencer o mundo sua vitória pela eternidade está garantida por Cristo!

Mas como vencemos o mundo?

A solução: Seguir simples conselhos de Cristo que conhecemos muito bem, inclusive decorados em nossas mentes, mas que não os consideramos até agora como princípios de uma vida plena, dando a essas palavras o peso de simples textos literários sem aprofundamento espiritual.

Cristo tem propriedade para te ensinar pois passou pelos mesmos desafios que você passa e “venceu o mundo”!

Acredite no que Ele diz!!!

Lembre-se de quando ele falou: “O mundo jaz no maligno, mas tenha bom ânimo pois eu venci o mundo!”

A palavra é viva e eficaz!!!

Então viva esta palavra e comprove sua eficácia!!!

3 comentários:

  1. Oi Daniel, a paz...
    Lendo seu artigo, lembrei-me da última palavra que falei em um culto de quarta feira sobre o semeador (E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;). Era exatamente o que estava sentindo, que os espinhos de deste mundo sempre me sufocaram... e que estes espinhos são o que você escreveu... a preocupação com as coisas deste mundo... logo estamos no mundo outra vez... Com certeza precisamos nos policiar e olhar para as coisas simples que Jesus nos ensinou... Parabéns.. ótimo artigo.. Abraços.. Edson.

    ResponderExcluir
  2. Olá querido... Tão parecido com o que sinto o que vc escreveu. Mas por que estamos guardando isso em nossas vidas... pensei tanto sobre os jovens esse fds. Muitas coisas aconteceram no plano espiritual ... a MDC foi muito mais do que pareceu... quero conversar sobre isso...

    Amo vc
    Beijcas

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que isso se chamava cartase, bom saber, as veses me pego pensando em coisas que não deveriam mais fazer parte de mim, planos que não são de DEUS, situações a evitar, ideias, "espinhos". Valew Dani...

    ResponderExcluir